quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Chamados para Fora

Durante muito tempo, o texto de Mateus 28:18-20 (A Grande Comissão) ficou isolado da realidade prática da vida de muitos cristãos. A ordem de Jesus para que, INDO pelo mundo, o evangelho fosse divulgado através dos discípulos, foi trocado por um esforço enorme para que o mundo fosse até a igreja (trocamos o "ide" pelo "vinde").

Inevitavelmente, criou-se uma subcultura cristã - uma tentativa vazia de impor uma nova cultura ao invés de se estabelecer uma conexão com a cultura existente.
Música própria; dialeto próprio; moda própria ...

Enquanto muitos ainda pedem para que Deus repreenda a pós-modernidade, nós precisamos nos equipar, fazer a necessária exegese cultural e estabelecer os "pontos de contato" para a mensagem do evangelho.

Como missionários enviados ao nosso ambiente de convívio precisamos amar pessoas, fazer amigos e, através da vida, anunciar o Reino de Deus (que aconteceu primeiro dentro de nós) buscando fazer com que nossos amigos também se tornem amigos de Deus.

Certamente a  maioria de nós não foi chamada por Deus para assumir os púlpitos de igrejas e nem para coordenar grandes conferências evangelísticas. Em todo caso, individualmente todos fomos chamados por Cristo para portarmos Sua mensagem ao mundo.


"Pregue em todo o tempo. E, quando necessário, use palavras" 
Francisco de Assis.  


Em Cristo,

Roberto de Assis

2 comentários:

  1. Betão,
    a Grande Comissão nos apresenta algo maravilhoso: não fomos comissionados apenas para que as pessoas aceitem ou descubram a salvação em Cristo, mas para que se tornem discípulos. Isso só acontece com relacionamento, com o Evangelho sendo comunicado a partir de nossas vidas aos nossos amigos. Parabéns por mais post relevante e preciso. abs,Dodô

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Dodô.
    Também acredito que não há maneira mais apropriada de fazermos discípulos do que sendo amigos das pessoas. Durante muito tempo a igreja foi orientada para se afastar do mundo (ao invés de se afastar das práticas mundanas que envergonham o Evangelho).
    Essa nova igreja missional, buscará essa ligação: os princípios do Reino de Deus e as amizades do mundo.
    Deus nos ajude nessa obra!

    Roberto.

    ResponderExcluir