terça-feira, 17 de maio de 2011

O Reino de Deus aqui e agora


José Eduardo A. Carvalho*

Em um post anterior, eu comentava sobre uma citação de J.C. Ryle, que dizia que nosso amor pelo reino deveria aumentar dia a dia.

Pode ser que alguns tenham entendido que falava de uma vida "chata", "santarrona", cheia de "não pode".

Creio que não seja isso.

Ontem estive entre as praias de Charitas e São Francisco, aqui em Niterói (RJ), e pensei sobre isso. Olhei aquela enseada espetacular  (a foto do post é antiga, mas dá uma noção) e conversei com meus botões: - Amar isso aqui é amar o Reino.

Sim. Apesar de sabermos que o mundo jaz no maligno, não podemos nos esquecer que o criador não foi ele. A criação é uma obra estupenda de Deus, para mostrar a Sua glória e para que pudéssemos viver em um lugar perfeito.

Quando eu amo mais observar a criação do que correr atrás de coisas materiais, creio que estou aumentado meu amor por Deus e Seu reino.

Quando amo mais passar tempo com minha família, com as pessoas, do que gastar meu tempo fazendo "alianças" políticas, em reuniões "sociais" com o objetivo de me "posicionar", eu creio que estou amando o reino. E esse tipo de reunião não acontece só no "mundo". Se não tomarmos cuidado, estamos dentro da igreja nas mesmas reuniões.

Vivemos em um mundo de correria e somos puxados para ações e pensamentos que estão longe de priorizar o reino. Quando a gente diminui o ritmo e olha ao redor, percebe que o reino está para todo o lado, disponível a todos nós que já entendemos quem somos e para onde vamos.

Sua família, seus amigos - quer possam te ajudar "socialmente" ou não - sua igreja, uma praia, um lago, o céu, uma caminhada para respirar e pensar na vida. Para mim, tudo isso é reino. Priorizar isso é priorizar o reino.

Porque Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. (Sl 19:1-4)

Estamos no meio de um culto constante. Só precisamos parar para ouvir e participar.
__________________________________________________________________________________
*José Eduardo é autor do Blog Coração de Carne e é também um verdadeiro pastor e um verdadeiro amigo. (coracaodecarne.blogspot.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário